Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Qualidade de Vida I



“O homem transforma-se naquilo que pensa.
Não se pode ter um corpo sadio, com uma mente sempre irada e deprimida.
O corpo absorve o que a mente transmite.
Colhemos na vida o que geralmente semeamos na mente.
O ser humano cria para seu corpo aquilo que pensa frequentemente.”

São raros os que realmente sabem cuidar de sua saúde porque desconhecem ou muitas vezes até sabem, mas esquecem que a saúde depende muito do fator mental e emocional.
Uma das coisas fundamentais para se ter saúde é gostarmos de nós mesmos.
Quando estamos alegres, nosso cérebro fabrica endorfina (hormônio de bem estar e que favorece uma boa saúde).
Diante das contrariedades da vida, o cérebro fabrica outros hormônios: adrenalina e cortisol (esses acabam com a imunidade às doenças e causam até depressão dependendo da predisposição do organismo).
Muitas doenças surgem porque pessoas ficam muito ligadas ao passado ou no medo ao futuro e deixam de viver bem o dia de hoje.
Outras vezes a doença surge no lugar de algo que está nos faltando: amor, carinho, auto-estima, segurança, etc.
Nosso inconsciente é o verdadeiro porão onde estão armazenados todos os dados de nossa existência (desde a concepção até o dia atual).
Além de cuidar da mente e favorecer a área emocional, devemos nos cercar de meios que possam melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida.
A natureza é riquíssima e pode nos fornece meios abundantes de se prevenir e até mesmo curar muito tipo de doença, além de melhorar nossa qualidade de vida e retardar o processo natural de envelhecimento.

Ar puro: Quando os pulmões são expostos ao ar fresco, o sangue se refresca e se purifica e o organismo se reabastece de oxigênio, auxiliando a renovação das células.
-> Dê preferência a fazer exercícios e caminhadas pela manhã.
-> Logo ao acordar, procure fazer alongamento e o treino respiratório: inspire lentamente e profundamente pelo nariz, com a boca fechada, segure por 10 segundos este ar nos pulmões e depois vai expelindo esse ar lentamente pela boca, abaixando a parte superior do corpo, como um balão murchando. Solte os braços em direção ao chão. Repita isso algumas vezes.
-> Alguns efeitos do treino respiratório: acalma os nervos, fortifica o sangue, auxilia a digestão, auxilia nas áreas da memória e raciocínio, relaxa os músculos.

Açúcar: As frutas e os vegetais já contêm açúcar natural.
-> O açúcar refinado é 100% sacarose. É branqueado com produtos químicos, é indigesto podendo causar gastrite, prende o intestino e provoca prisão de ventre, enfraquece os dentes, retira o cálcio dos ossos, inibe o apetite, favorece o aparecimento de cálculos biliares, contém muita caloria, causa fermentação no aparelho digestivo e produz acidose no sangue.
** Aconselha-se não misturar frutas e verduras na mesma refeição (dar um espaço de tempo entre elas), porque a verdura leva um pouco mais de tempo pra ser digerida e contém sais minerais que não combinam com os açúcares de e ácidos de algumas fruta, podendo causar em algumas pessoas fermentação no estômago e acidez.**

Água: Uma das fontes naturais mais ricas: Além de hidratar, filtra o organismo prevenindo doenças, repõe energia, auxilia no processo de irrigação e circulação do sangue e do oxigênio, regula a temperatura.
-> Nunca se deve ingerir água durante as refeições.
-> A água previne prisão de ventre e regula o intestino.
-> Tomar água logo pela manhã em jejum, favorece os rins, auxilia a filtrar impurezas do organismo, regula a circulação sanguínea ajudando na oxigenação, repõe a hidratação e prepara o estômago para a rotina alimentar, além de repor as energias.
-> Aconselha-se deixar a água “dormir” em cascas de maçã (para limpeza do trato vocal e vias áreas superiores), ou sementes de linhaça (auxilia nos rins) ou ainda dentes de alho (aumenta a imunidade geral e auxilia nas doenças como bronquite, resfriado, gripe, circulação, etc.).
-> Quando se come doces em geral, aconselha-se a tomar água logo após para tirar os efeitos do açúcar.
->Durante caminhadas e exercícios físicos, sempre levar água com gotas de limão (sem açúcar)--> isso faz aumentar o PH salivar e aumentar hidratação natural.

Esponjamento: Molhar uma esponja comum, ou mesmo um pano macio, em água fria e apertar um pouco para que a água não fique escorrendo e esfregá-la levemente pelo corpo.
->Ativa a circulação do sangue, elimina o mal-estar, acalma os nervos, faz diminuir dores e repõe as energias.

Sono: É necessário para recuperar as forças e energias gastas.
Dormir 7 a 8 horas é o suficiente para um adulto, mas repousar não é só fechar os olhos e dormir. É parar e relaxar os músculos, os nervos, “desligar” a mente dos problemas e das preocupações que nos cercam.
Para que o sono possa ser reparador:
-O quarto deve ser arejado (necessário trocar o ar todos os dias).
-Evitar ruídos, luz acesa, mau cheiro ou ar poluído.
-Melhor posição para o corpo: deitar do lado Direito com um travesseiro ou almofada entre os joelhos. O travesseiro deve compensar o espaço que existe entre o ombro e a cabeça.
-Se possível calçar o braço esquerda sobre um outro travesseiro para nivelar a coluna e facilitar a circulação sanguínea.
-Se acordar durante a noite procure ingerir um pouco de água.
-Auxilia por sons da natureza (cachoeira, pássaros, águas) em baixo volume.

Frutos e Sementes Oleaginosos: São excelentes alimentos: nutritivos e concentrados, ricos em proteínas e vitaminas, gordura natural e sais minerais. Mas não devemos “abusar” na ingestão deles: Amêndoas, castanhas, nozes, coco, caju, amendoim, semente de girassol, gergelim, avelã, azeitona, pinhão.

Hortaliças e Verduras: As verduras cruas são fontes de energia, limpam o sangue, ajudam na função do intestino, combate a prisão de ventre, cura algumas doenças.

Geléia Real: Possui os seguintes componentes naturais:
-água, hidratos de carbono, proteínas, gordura natural, extratos etéreos, sais, fósforo, azoto, enxofre, cálcio, ferro, manganês, potássio, magnésio, tiamina (vit.B1), riboflavina (B2), ácido pantotênico (B3), Niacina (B5 ou PP), Adermina ou Piroxina (B6), Biotina, Inositol, ácido Fólico, ácido ascórbico (C).
Porque fazer uso da geléia Real?
-Combate perturbações nervosas e afecções vasculares, esgotamento nervoso, cansaço mental, insônia, tensão nervosa, melancolia.
-Combate infecções resistentes a antibióticos.
-Normaliza pressão arterial.
-Auxilia em quadros de gastrite, úlcera duodenal, icterícia, anemia, resfriado, tosse, bronquite, eczemas, perturbações do sistema digestivo.
- Regula as glândulas supra-renais e tireóide.
-Auxilia no tratamento de pele, baço, rins, ovários.
-Auxilia a mulher em fase da menopausa e o homem, na andropausa.

Sol: A luz solar é considerada um dos melhores remédios para se curar doenças.
calmante, fortificante dos nervos e pele, faz circular melhor o sangue, combate a anemia, purifica o sangue, combate gripes e resfriados, etc.
Graças ao raios solares absorvemos vitamina D. Na falta da vitamina D, nosso organismo também não absorve ferro e fósforo.

Sintomas por falta de algumas Vitaminas:
Sintomas : Vitaminas que faltam:
Anemia B1, B6, E, B12
Arteriosclerose B2, B12
Artrite D
Atrofia Muscular E
Broncopneumonia D
Bronquite A, C e D
Câimbras B1
Cálculos renais A
Caspas A
Cólicas B12
Cravos, acnes A
Diarréia B12
Edema C
Enfermidades da pele B12
Fadiga B1
Falta de apetite B12
Feridas nos lábios e língua B2
Furúnculos A e B
Fragilidade e queda de cabelo A
Fraqueza geral B6
Fraqueza muscular B1
Fraqueza das pernas B12
Gases B1
Gripe e resfriado A, C e D
Inflamação das gengivas C e A
Insônia B1 e B2
Palidez B1, B2 e B12
Pele Seca e áspera A
Perturbações Cardíacas E e B1
Prisão de Ventre B1
Raquitismo D
Reumatismo B12
Sintomas por Deficiência de Minerais:
Sintomas: Falta de:
Acidez e gases no estômago sódio
Anemia fósforo
Angústia cloro
Apetite incontrolável Flúor
Tremores cálcio
Arteriosclerose magnésio
Câimbras potássio e cálcio
Cárie dentárie cálcio
Depressão nervosa, tristeza, angústia sódio, iodo
Desnutrição cálcio, ferro
Diminuição da atividade mental iodo
Dores de cabeça potássio
Dores nas costas ferro
Edema nos tornozelos potássio
Emagrecimento exagerado iodo
Enxaquecas cálcio
Fadiga iodo, ferro e potássio
Fadiga mental fósforo
Falta de ânimo iodo
Mau hálito enxofre
Irritabilidade sódio e cálcio
Insônia potássio e cálcio
Erros alimentares: (Devemos evitar os seguintes hábitos)
-Trocamos alimentos crus por cozidos: O cozimento e frituras tiram os valores nutritivos dos alimentos.
-Trocamos alimentos duros por macios: é importante exercitar o sistema motor oral (dentes, gengivas, lábios, bochechas), sistema digestivo.
-Ingerimos muito sal e temperos químicos: irrita a mucosa do estômago, é corrosivo, aumenta e dificulta a pressão sanguínea, irrita os rins.
-Comemos alimentos ou muito gelados (tira a imunidade dos brônquios) ou muito quente (favorece gastrite e úlceras estomacais).
-Ingerimos líquidos demais durante as refeições.
-Usamos muitas frituras.
-Ingerimos muita carne (contém hormônios artificiais, vacinas, antibióticos, etc).
-Não ingerimos frutas e verduras cruas o suficiente.
-Ingerimos pouco alimento oleoginosos e quando ingerimos as vezes eles estão modificados (triturados, moídos, assados).
-Misturamos demais comidas numa mesma refeição (causam fermentação estomacal).
-Usamos muito o açúcar branco refinado.
-Trocamos a melhor bebida (água) por sucos artificiais e refrigerantes, ou suco natural adicionado ao açúcar refinado.
-Comemos sempre com pressa, não mastigando direito os alimentos.
-Deitar, praticar esportes, ler ou trabalhar diante o computador logo após as refeições não é aconselhável, pois precisamos de mais sangue para realizar a digestão correta dos alimentos, e não é correto forçar a cabeça, braços, pernas, porque assim “roubamos” sangue necessário ao processo digestivo adequado. Caminhar lentamente seria o ideal.
-Ingerimos muito chocolate e derivados do leite.