Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

sábado, 10 de outubro de 2009

Funções do organismo na 3a idade

Aqui abaixo é tudo relativo... as características não são precisas... variam muito de pessoa pra pessoa e depende de muitos fatores: hereditariedade, qualidade de vida e nível de saúde, além do próprio ambiente em que a pessoa vive e convive com demais pessoas.

A 3a Idade:
Uma alimentação sadia, a prática regular de exercícios e a manutenção da mente alerta ajudam a controlar o declínio gradual das funções do organismo como efeito do envelhecimento.

Os ossos
Depois dos 60 anos, quase todas as mulheres sofrem de alguma forma de artrite ou de inflamação das juntas.
A osteoartrite atinge principalmente quadris, joelhos, tornozelos e pés: a cartilagem entre as juntas se desgasta, provocando um espessamento das duas extremidades do osso, dando origem ao quadro de artrose.
Depois da menopausa, as mãos das mulheres podem ser afetadas pelo espessamento ou deformidade das últimas juntas dos dedos: são os nódulos de Heberden.
Também sentem os efeitos da osteoporose, uma rarefação gradativa dos ossos por perda de cálcio e proteínas - que pode levar a um colapso das vértebras redundando em costas abauladas, a "corcunda da velha senhora".

Os músculos
Com a idade, ocorre uma redução gradativa da velocidade e força das contrações musculares, da capacidade manter um esforço, da elasticidade do músculo (por aumento do tecido fibroso não elástico).
Diminuem o número de fibras e a quantidade de proteína no músculo.

O coração
Após os 55 anos, o coração já começa a trabalhar mais lentamente (menos de 72 batidas por minuto); a pressão sanguínea tende a subir acima dos 120x80, provocando o espessamento das artérias, que tendem a ter seu lúmen estreitado enquanto suas paredes engrossam com depósitos de gordura calcificada (arteriosclerose), com possibilidades de coágulos de sangue.
Depois dos 60 anos, a maioria das mortes está relacionada às doenças cardiovasculares.

Os rins e o órgãos sexuais
Com a idade, decresce o número de células em funcionamento dos rins, reduzindo sua capacidade de trabalho.
O enfraquecimento dos músculos do soalho pélvico pode ocasionar o prolapso (queda) do útero e a incontinência urinária.
Depois da menopausa podem desaparecer as secreções vaginais, as paredes da vagina se tornam mais finas e podem atrofiar-se.

O cérebro e o sistema nervoso
Nosso cérebro fica menor e mais leve, pois não há reposição das células nervosas que morrem. Diminui o poder regenerativo do tecido nervoso, a velocidade de reação do sistema neurovegetativo (que controla as funções vegetativas internas) e da transmissão dos impulsos nervosos.

Olhos e ouvidos
Há perda de acuidade visual, como resultado de certa opacidade do cristalino, de sua perda de elasticidade, do cansaço dos músculos ciliares que o movimentam e da conseqüente redução da capacidade de acomodação do olho.
O diâmetro da pupila diminui, a íris descora e se torna menos transparente, reduzindo a entrada de luz no olho.
Há aumento da pressão intraocular.
Há perda de audição, começando pelos tons mais altos.
Em mulheres mais idosas, a obstrução com cerume pode ser problemática.