Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

sábado, 9 de abril de 2011

Osteoporose

OSTEOPOROSE:
É definida como uma redução da massa mineral óssea, resultando em diminuição da força óssea e aumento da susceptibilidade a fraturas após trauma leve ou moderado.

As mulheres têm densidade mineral óssea menor do que os homens e essa diferença é acentuada na idade adulta, quando ocorre perda rápida de osso no período da menopausa. As conseqüências da osteoporose são as fraturas, sendo mais comuns as da coluna vertebral, quadril e punho. A queda hormonal observada na menopausa aumenta bastante a perda óssea, principalmente nos primeiros 5 anos após a suspensão da menstruação.

-->Fatores de risco para a osteoporose:

*Fatores primários inevitáveis:
Raça branca ou amarela
Baixa estatura
Baixo peso corporal
Antecedentes familiares
Menopausa

*Fatores primários evitáveis:
Dietéticos (dietas pobres em cálcio, ricas em vit D, excesso de proteínas de origem animal e sal, dieta rica em fibras, alimentos acidificados).
Excesso de cafeína
Excesso de álcool
Sedentarismo
Tabagismo

Fatores secundários:
Insuficiência renal crônica
Cirurgia do estômago e intestino
Síndrome de má absorção
Hiperparatiroidismo
Hipertiroidismo
Síndrome de Cushing
Diabetes mellitus
Uso de medicamentos
Corticosteróides
Anticonvulsivantes
Antiácidos com alumínio


Cálcio e vitamina D
O cálcio dietético reduz a perda óssea e o risco de fraturas, mas não as afastam definitivamente em mulheres na pré e pós menopausa.
Em um estudo francês, a incidência de fraturas (principalmente de quadril), diminuiu 26% em mulheres idosas com suplemento de cálcio e vit. D.
A recomendação de ingestão de cálcio na peri e pós menopausa é de 1000mg/dia.
As principais fontes de cálcio são o leite e derivados (uma xícara de iogurte fornece de 350 a 400mg de cálcio). A vitamina D é obtida a partir da dieta e através da síntese na pele, após exposição solar.

Ingestão adequada de vit. D para mulheres climatéricas é de 10ug/dia.

As fontes de vit. D são poucas (a maior parte é sintetizada na pele): gema de ovo, fígado, manteiga, pescados gordurosos.


Sódio (sal)
O sódio provoca aumento da excreção renal de cálcio. Para cada 500mg a mais de sódio ingerido, poderá ocorrer um aumento de 10mg no cálcio eliminado pela urina.

Um estudo envolvendo mulheres na pós menopausa, mostrou que a ingestão adequada para atenuar perda óssea seria de 1000mg de cálcio e 2000mg de sódio por dia.


Cafeína
A ingestão de cafeína causa um aumento relativamente rápido (1 a 3h) na excreção urinária de cálcio. Pesquisas mostraram que a perda óssea foi maior em mulheres (pós menopausa) que ingeriam menos de 800mg/dia de cálcio e mais do que 3 xícaras de café por dia.


Álcool
O etanol em excesso afeta diretamente o tecido ósseo porque interfere na formação do osso. O alcoolismo crônico é com freqüência causa de osteoporose em homens e mulheres