Introdução:
A Fonoaudiologia é a profissão da área da saúde que pesquisa, previne e trata as alterações da comunicação, audição e outras funções vitais, como mastigação, deglutição, respiração e sucção. Resumindo, a atuação fonoaudiológica está baseada numa abordagem, onde se procura trabalhar a comunicação dentro de manifestações bio-psico-sociais.
E quando se fala em Direitos Humanos é impossível não pensar em qualidade de vida.
Foi pensando em qualidade de vida para os idosos que surgiu a Oficina de Fonoaudiologia como mais uma dentre as atividades desenvolvidas pela UNATI / Assis.
A Oficina de Fonoaudiologia iniciou em abril /2008 com 8 componentes e no final do ano contava com mais de 30 frequentantes assíduos.
O processo natural de envelhecimento leva as modificações que afetam a voz, a fala, linguagem, audição, memória e outras funções vitais. E a capacidade de comunicação é um instrumento de interação social.
A qualidade de vida do idoso depende muito da sua interação e integração na família e na sociedade. E dentre os principais fatores de socialização é imprescindível à comunicação.
Muitos distúrbios da voz e da fala são causados por alterações no sistema neurológico, físico, psicológico e social.
A Fonoaudiologia é a profissão da área da saúde que pesquisa, previne e trata as alterações da comunicação, audição e outras funções vitais, como mastigação, deglutição, respiração e sucção. Resumindo, a atuação fonoaudiológica está baseada numa abordagem, onde se procura trabalhar a comunicação dentro de manifestações bio-psico-sociais.
E quando se fala em Direitos Humanos é impossível não pensar em qualidade de vida.
Foi pensando em qualidade de vida para os idosos que surgiu a Oficina de Fonoaudiologia como mais uma dentre as atividades desenvolvidas pela UNATI / Assis.
A Oficina de Fonoaudiologia iniciou em abril /2008 com 8 componentes e no final do ano contava com mais de 30 frequentantes assíduos.
O processo natural de envelhecimento leva as modificações que afetam a voz, a fala, linguagem, audição, memória e outras funções vitais. E a capacidade de comunicação é um instrumento de interação social.
A qualidade de vida do idoso depende muito da sua interação e integração na família e na sociedade. E dentre os principais fatores de socialização é imprescindível à comunicação.
Muitos distúrbios da voz e da fala são causados por alterações no sistema neurológico, físico, psicológico e social.
É comum o idoso apresentar manifestações como: rouquidão, vícios de pronúncia, tremores na voz, rigidez na articulação, variabilidade na qualidade da voz (altura, tom, timbre), transtornos na ressonância, dificuldades na deglutição, alterações na alimentação, alterações cognitivas, alterações de fala e/ou linguagem, declínio da saúde em geral.
É aí que entra a importância da fonoaudiologia, capaz de melhorar e aperfeiçoar a comunicação do idoso, tratar e prevenir eventuais alterações de fala, linguagem, voz, entre outras funções vitais, inserindo-o novamente na sociedade como um indivíduo ativamente participativo.
É aí que entra a importância da fonoaudiologia, capaz de melhorar e aperfeiçoar a comunicação do idoso, tratar e prevenir eventuais alterações de fala, linguagem, voz, entre outras funções vitais, inserindo-o novamente na sociedade como um indivíduo ativamente participativo.
Sob o foco Direitos Humanos, para uma prática política e social com resultados eficientes, faz-se necessário nos idosos o resgate de seus valores, extraindo de suas experiências o melhor de seus hábitos e conhecimentos, aperfeiçoando os potenciais existentes, respeitando seus limites e prevenindo possíveis patologias, além de inserir novas mudanças que possam lhes dar uma melhor qualidade de vida.
O objetivo do nosso trabalho:
-Através de orientações teórico-práticas prevenir possíveis patologias e alterações, aperfeiçoar os potenciais existentes, reabilitar alterações comuns e educar para mudanças favoráveis, mantendo o idoso inserido em suas atividades cotidianas.
Materiais utilizados
-Questionário
-Avaliação
-Música
-Textos
-Exercícios
-Apostila
-Rolha, seringa 20 ml, espátulas, canudos com diâmetros variados, vela, bexiga, botão + fio dental, retalhos de hóstia, fita adesiva, pastilhas, garrote, escova dental, batom, vibrador, alimentos líquidos/ sólidos/ pastosos em diferentes sabores, bucha vegetal, bucha dupla face, figuras, cartelas de frases/ músicas/ textos/ peças de teatro, materiais e objetos de massagem, maquiagem.
A Metodologia consistia:
-Questionário inicial: Cada um responde um questionário onde são explorados dados quanto a hábitos de vida diária (sono, alimentação, posturas, medicamentos, patologias, comportamentos, atividades físicas, lazer, etc).
-Avaliação individual: Cada um é avaliado quanto ao sistema motor oral, funções neuro-vegetativas, capacidade pneumo-fonoarticulatória, hábitos vocais e qualidade da voz, processos perceptuais de fala e linguagem, articulação e dicção, processos cognitivos de memória e funções motoras (fina e global).
-Orientações específicas e individuais, baseadas no levantamento de cada questionário e avaliação realizados em cada idoso.
-Aulas teórico-práticas contendo assuntos relacionados ao questionário inicial e às funções examinadas em avaliação.
-Exercícios específicos para: motricidade oral, fala, voz, audição, memória, linguagem, respiração, articulação/dicção, mastigação/sucção/deglutição, alongamento, equilíbrio, timidez, canto e oratória, relaxamento vocal e global.
-Massagens (facial, oral interna/externa, couro cabeludo, pernas e braços, costas).
-Posturas adequadas diante das situações de vida diária: atender telefone, ver TV, alimentação, escovação dentária, leitura, sono, pegar objetos, cantar, sentar, maquiagem, fazer a barba, soprar bexigas, lavar roupas, banho, etc.
-Conhecimentos específicos: alimentação com qualidade, uso adequado de medicamentos, a natureza como meio de prevenir doenças, propriedades importantes em alguns alimentos, importância da água, higiene vocal, etc.
Resultados
Com base nos dados obtidos em questionário inicial e avaliação levantou-se as seguintes patologias:
1 caso de esquizofrenia
5 casos de alterações simples em Sistema Motor Oral
7 casos de alterações simples em Funções Neuro-vegetativas
1 caso de deficiência auditiva
1 caso de seqüela de AVC
8 casos de distúrbios alimentares: Refluxo-gastro-esofágico, gastrite, disfagia
4 casos de distúrbios de voz
5 casos de queda de defesa imunológica
8 casos de alteração de pressão arterial
8 casos de alterações no estado clínico geral
16 casos de hábitos inadequados de vida diária
4 casos de labirintite
3 casos de problema de pele e cabelo decorrente da carência de vitamina
3 casos de dificuldade de memória
4 casos de sedentarismo
Como era de se esperar, em decorrência do processo natural de envelhecimento, na avaliação inicial a maioria apresentou uma queda no vigor físico, mental, cognitivo e massa magra, além de outros problemas comuns como dores físicas (pernas, coluna, articulações), alterações na taxa de colesterol, pressão arterial, gastrite, etc.
No final do semestre, pôde-se notar algumas diferenças naqueles que freqüentaram assiduamente as atividades propostas pela Oficina de Fonoaudiologia.
O objetivo do nosso trabalho:
-Através de orientações teórico-práticas prevenir possíveis patologias e alterações, aperfeiçoar os potenciais existentes, reabilitar alterações comuns e educar para mudanças favoráveis, mantendo o idoso inserido em suas atividades cotidianas.
Materiais utilizados
-Questionário
-Avaliação
-Música
-Textos
-Exercícios
-Apostila
-Rolha, seringa 20 ml, espátulas, canudos com diâmetros variados, vela, bexiga, botão + fio dental, retalhos de hóstia, fita adesiva, pastilhas, garrote, escova dental, batom, vibrador, alimentos líquidos/ sólidos/ pastosos em diferentes sabores, bucha vegetal, bucha dupla face, figuras, cartelas de frases/ músicas/ textos/ peças de teatro, materiais e objetos de massagem, maquiagem.
A Metodologia consistia:
-Questionário inicial: Cada um responde um questionário onde são explorados dados quanto a hábitos de vida diária (sono, alimentação, posturas, medicamentos, patologias, comportamentos, atividades físicas, lazer, etc).
-Avaliação individual: Cada um é avaliado quanto ao sistema motor oral, funções neuro-vegetativas, capacidade pneumo-fonoarticulatória, hábitos vocais e qualidade da voz, processos perceptuais de fala e linguagem, articulação e dicção, processos cognitivos de memória e funções motoras (fina e global).
-Orientações específicas e individuais, baseadas no levantamento de cada questionário e avaliação realizados em cada idoso.
-Aulas teórico-práticas contendo assuntos relacionados ao questionário inicial e às funções examinadas em avaliação.
-Exercícios específicos para: motricidade oral, fala, voz, audição, memória, linguagem, respiração, articulação/dicção, mastigação/sucção/deglutição, alongamento, equilíbrio, timidez, canto e oratória, relaxamento vocal e global.
-Massagens (facial, oral interna/externa, couro cabeludo, pernas e braços, costas).
-Posturas adequadas diante das situações de vida diária: atender telefone, ver TV, alimentação, escovação dentária, leitura, sono, pegar objetos, cantar, sentar, maquiagem, fazer a barba, soprar bexigas, lavar roupas, banho, etc.
-Conhecimentos específicos: alimentação com qualidade, uso adequado de medicamentos, a natureza como meio de prevenir doenças, propriedades importantes em alguns alimentos, importância da água, higiene vocal, etc.
Resultados
Com base nos dados obtidos em questionário inicial e avaliação levantou-se as seguintes patologias:
1 caso de esquizofrenia
5 casos de alterações simples em Sistema Motor Oral
7 casos de alterações simples em Funções Neuro-vegetativas
1 caso de deficiência auditiva
1 caso de seqüela de AVC
8 casos de distúrbios alimentares: Refluxo-gastro-esofágico, gastrite, disfagia
4 casos de distúrbios de voz
5 casos de queda de defesa imunológica
8 casos de alteração de pressão arterial
8 casos de alterações no estado clínico geral
16 casos de hábitos inadequados de vida diária
4 casos de labirintite
3 casos de problema de pele e cabelo decorrente da carência de vitamina
3 casos de dificuldade de memória
4 casos de sedentarismo
Como era de se esperar, em decorrência do processo natural de envelhecimento, na avaliação inicial a maioria apresentou uma queda no vigor físico, mental, cognitivo e massa magra, além de outros problemas comuns como dores físicas (pernas, coluna, articulações), alterações na taxa de colesterol, pressão arterial, gastrite, etc.
No final do semestre, pôde-se notar algumas diferenças naqueles que freqüentaram assiduamente as atividades propostas pela Oficina de Fonoaudiologia.
De um modo geral pôde-se levantar uma evolução bastante satisfatória na qualidade de vida de cada participante: alterações positivas foram relatadas e alguns casos apresentaram exames médicos verificando quanto ao nível de saúde.
Colocaram em prática as teorias e os exercícios ensinados: adoção de uma alimentação equilibrada, manutenção de hábitos saudáveis, combate ao sedentarismo, práticas voltadas à prevenção de doenças, manutenção das relações afetivas e sociais, atividades que favoreçam as interações e o uso da comunicação, posturas adequadas, relaxamento, massagens e alongamento, exercícios físicos e outros específicos para fala, deglutição, mastigação, respiração, memória e voz.
Finalmente o aprendizado deixou de ser conhecimentos e experiências repassadas e passou a fazer parte do dia-a-dia de cada um, o que vem gerando essa mudança positiva na vida de cada um desses alunos.
É gratificante ver isso tudo, que com certeza, contribuiu para aumentar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida de cada um, além de provar para a eles próprios e familiares do quanto ainda são capazes e o quanto merecem fazer valer seus direitos.
Finalmente o aprendizado deixou de ser conhecimentos e experiências repassadas e passou a fazer parte do dia-a-dia de cada um, o que vem gerando essa mudança positiva na vida de cada um desses alunos.
É gratificante ver isso tudo, que com certeza, contribuiu para aumentar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida de cada um, além de provar para a eles próprios e familiares do quanto ainda são capazes e o quanto merecem fazer valer seus direitos.
Por esse motivo, dentre outros, é que decidí fazer esse Blog dedicando a esses alunos esse espaço onde procurarei dar continuidade a varios assuntos de interesse deles.
Ao Blog dei o nome de "Geração Saúde e Ousadia" porque vejo nesses alunos a sede de viver uma vida cheia de qualidade e ousadia.
Ensinei o pouco que sei, mas "aprendí" muito com cada um deles.
Foi uma experiência maravilhosa!!!
Um beijo, cheio de saudades, no coração de cada um de vocês:
Alunos da 3a Idade / UNATI -Assis.
Com carinho:
Selene Lipe