Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexo na 3a Idade

Manter relações sexuais na terceira idade é importante para a qualidade de vida.

O sexo não é privilégio dos jovens. Tanto os homens quanto as mulheres podem praticá-lo por toda a vida. A diferença é que em idades mais avançadas a preocupação com a “quantidade” é substituída pela ideia de “qualidade”. Na terceira idade, além da satisfação física, o sexo reafirma o vínculo e o afeto do casal, demonstrando que uma pessoa pode ser muito valiosa para a outra. Sexo é vida!

A novela “Passione”, da Rede Globo, mostrou que é possível pessoas idosas se sentirem amadas e desejadas, como foi o caso da divertida Dona Brígida, interpretada pela atriz Cleyde Yáconis. Ela é a prova ficcional de algo que existe, sim, na realidade. Mesmo com a idade já bastante avançada, a senhorinha despertou muito desejo e fez muitas estripulias amorosas com os personagens Diógenes (Elias Gleizer) e Benedetto (Emiliano Queiroz).

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (ABMAE), expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, praticar sexo e dar boas risadas ajuda a retardar o envelhecimento. “Quando você ri, está alegrando seus órgãos. A risada rejuvenesce, assim como uma boa alimentação e a prática sexual. Tudo isso é importante para o processo de envelhecer bem”, afirma.

Como a medicina antienvelhecimento é preventiva, quanto mais cedo a pessoa se voltar aos cuidados para alcançar a longevidade, melhor. “Quando nascemos já estamos envelhecendo. É uma questão cultural. Mas é preciso levar as pessoas a entenderem que tudo é um aprendizado. E tudo começa com a consciência: se você pensa que é jovem, você é jovem. Se você pensa que é acabado, você estará acabado. Não importa se tem 25 ou 50 anos”, afirma Dra. Edith.

No dia-a-dia, além do sexo e de boas risadas a meditação é excelente para conter o nível de estresse. Com 20 minutos de manhã e à noite, a pessoa lida melhor com as tensões do cotidiano. “Estou falando de comprovação científica, não é ‘achismo’. A pressão e os batimentos cardíacos melhoram quando a pessoa entra em um estado de relaxamento. Fisicamente, a pessoa também fica mais saudável”, explica Dra. Edith.

Mas a médica enfatiza que é muito importante não deixar a vida sexual de lado. Tanto é que ela recomenda a modulação hormonal para a terceira idade - fase da vida em que a taxa de hormônios cai acentuadamente. Com o equilíbrio deles no organismo, a pessoa tem de volta a disposição e a libido, evitando a insônia e a depressão. É vida longa!

(Fonte: iTodas)