Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Plantas que previnem o envelhecimento

Plantas que previnem o envelhecimento:

Os organismos precisam de auxílio externo, proporcionado pelas vitaminas, principalmente as A, C e E, os flavonóides, os carotenos e pelos minerais como o selênio e o germânio, por exemplo. Estes elementos são obtidos via alimentação, como preceituam a medicina naturalista, a trofoterapia, a medicina ortomolecular e a itoterapia,já que as plantas são as grandes fontes destas substâncias.

Vitamina A - Contém nas plantas alfafa, Alcachofra, abacateiro, urucum trigo(gérmen).
O abacateiro, o alho o sabugueiro, a malva, a fáfia, as urtigas, o dente-de-leão a videira o albicoco e as algas também têm vitamina A.

Vitamina C - Também conhecida como ácido ascórbico é indispensável à manutensão das cartilagens, dentes, veias, artérias e capilares.
Atua beneficamente nas glândulas e na pele, pigmentando-a.
Também está presente na alfafa, rosas, agrimônia, urucum arborea cavalinha, alecrim babosa, bétula, mastruço, camomilas, castanhada- índia, e do Pará, hibiscus, losnas, dróseras, malva, hortelã-pimenta, cavalinha, ginseng coreano, tília, algas e muitas ervas usadas como alimentos.

Vitamina E - Exerce, junto com a vitamina A, importante ação antioxidante.
Entre muitas outras ações retarda o envelhecimento por nos proteger da poluição do ar.
Alfafa, abacateiro, trigo, castanha-do-pará, algas, agrião.
As castanha-do-pará e de caju, nozes e pistache são recursos a serem usados em sua falta.

Germânio - Estudos há pouco realizados indicam o seu componente orgânico Ge-132, como estimulante da imunidade e da destruição de radicais livres.
Russos o estudam como antitumorais.
Ginseng coreano, babosa (Aloe vera L) e alho (Allium sativum L) são plantas medicinais que o fornecem.

Selênio - O selênio é antioxidante que reduz a oxidação de pontes sulfídricas das proteinas e na desnaturação do colágeno. É tido como notável protetor do coração.
Alho, cebola, cogumelo, levedura de cerveja, castanha-do-pará, alguns cereais integrais, são as principais fontes fitoterápicas.
Além das plantas antioxidantes, citamos o arroz integral que tem radical anti hidroxila e antiradical superóxido; o boldo e o açafrão que bloqueiam a peroxidação lipídica.

FONTE: APSE