Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cresce o Mercado da 3a Idade

Faço questão de ressaltar o texto a seguir: Foi publicado em 2005 e só vem a confirmar mediante a realidade de hoje:

CRESCE O MERCADO DA TERCEIRA IDADE

Os idosos representam um mercado de produtos e serviços cada vez mais expressivo e promissor.
Afinal, o Brasil está envelhecendo, como mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
-->em 20 anos, a expectativa de vida aumentou de 63,9 para 71,3 anos.
E hoje são 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, que movimentam R$ 7 bilhões ao mês e estão longe do estereótipo dos velhinhos que passam os dias fazendo tricô ou jogando dominó. Muitas empresas já estão de olho nesse filão, dando exemplo de como oferecer novidade ao mercado. E colher bons frutos.
São academias, agências de viagens, universidades, cursos de idioma, de informática e até sites da internet.
Para se ter uma idéia da disposição dessa turma, Renato Veras, diretor da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Uerj, conta que a cada semestre a instituição oferece 125 cursos livres para os idosos e absorve três mil alunos.
Mas a procura é de aproximadamente dez mil pessoas: A Terceira Idade tem um novo perfil. Trata-se de gente que vai viver muito mais do que 60 anos.
As pessoas se aposentam e continuam a viver por 20, 25 anos, por muitos e muitos anos.
O diretor da Unati acredita que o envelhecimento da população abre oportunidades para profissionais de todos os setores: Não estamos falando só de medicina, mas de todas as áreas. Arquitetos e engenheiros, por exemplo, começam a ser requisitados para fazer projetos de residências e áreas públicas que facilitem a vida do idoso.
Com o Estatuto do Idoso e suas garantias constitucionais, advogados também precisam se qualificar.
Psicólogos, por sua vez, cada vez mais precisam tratar os distúrbios da memória.
Para qualificar profissionais, a universidade também oferece a especialização Geriatria e Gerontologia, que, aliás, já está na sua quarta turma, conta Veras: São sempre 40 vagas, e umas 50 pessoas ficam na fila de espera.
São principalmente médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros.
Mas é aberto para quem se interessar, e muitas vezes temos advogados.
Esses profissionais aumentam sua empregabilidade.
A cada turma que se forma, prefeituras e empresas nos procuram em busca de contatos.
A constatação da mudança de comportamento do idoso levou a academia Body Tech a abrir uma sala de musculação destinada exclusivamente aos maiores de 60: A medicina do exercício vem apontando esse caminho, de fortalecimento muscular e recuperação do equilíbrio e da coordenação motora, para os idosos.
Acontece que só víamos o público da Terceira Idade freqüentando a hidroginástica.
E concluímos que isso acontecia porque era a única atividade na qual eles não se sentiam diferentes do restante da turma explica Amauri Marcello, diretor-técnico e responsável por novos programas da Body Tech.
Na Sala Master, que funciona na unidade de Copacabana, os idosos recebem um programa desenvolvido para eles, visando a facilitar atividades da vida cotidiana como caminhar, subir escadas, abaixar para pegar um objeto e brincar com os netos e evitar quedas. São cerca de 200 alunos matriculados no projeto.
Segundo Amauri Marcello, a idade varia principalmente entre 60 e 80 anos. Mas há alguns alunos na casa dos 90.
Os aparelhos são adaptados para os usuários idosos e os professores são treinados para atendê-los. Além disso, as músicas são mais calmas. Nada daquela barulheira que o público jovem tanto aprecia diz o diretor-técnico da academia.
No setor de turismo, os idosos também representam um mercado atraente. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), 20% da receita gerada pelo setor de turismo vêm da Terceira Idade.
Marcos Luiz Costa, da Pectur, conta que, pensando nisso, apostou na segmentação: Desde o início, há nove anos, a agência funciona como uma holding, com setor de atendimento à Terceira Idade, ao público GLS, às empresas.
E, hoje, no meu mailing , tenho mais de mil pessoas idosas cadastradas.
É gente com tempo e renda. Alguns chegam a viajar quatro vezes por ano.
Para divulgar o produto, o pequeno empresário procurou associações de aposentados de grandes organizações.

Fonte: O Globo
Data Inclusão: 27/04/2005
Autor: O Globo