Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Quedas e acidentes com o idoso

Quedas e acidentes com o idoso

As quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e as mortes devido a quedas ocorrem principalmente nos idosos. As conseqüências das quedas são muito mais desfavoráveis nos indivíduos mais velhos porque sofrem um trauma psicológico, ficando com medo de cair; além disto, tentam justificar as quedas dizendo que escorregaram ou tropeçaram apesar de existirem trabalhos científicos demonstrando que eles ocultam, muitas vezes, a verdadeira razão.
Cerca de 5 % das quedas levam a fraturas, e as mulheres fraturam mais que os homens, apesar de dados científicos mostrarem que os homens morrem mais, devido às complicações das fraturas.
Perguntas e Respostas
1. Quais as causas mais comuns da queda no idoso?
R. As pessoas caem por diversas razões: Vertigens e desequilíbrio por alterações do labirinto; Arritmias cardíacas; Derrame cerebral; Osteoporose; Perda de visão, óculos incorretos; Alteração da visão em profundidade devido à catarata; Perda da audição; Anemias; Pés com alteração nas unhas, micoses, joanetes, calos; Problemas graves da próstata ou prisão de ventre, que levam a um esforço para urinar e podem, conseqüentemente, provocar desmaio; Artroses no pescoço que podem causar desequilíbrio; Hipotensão postural que é a queda da pressão arterial quando se muda de posição como deitado para sentado ou sentado para em pé; Fraqueza por desnutrição; Uso de bengalas, andadores e cadeiras de rodas;
2. Quais as conseqüências da queda no idoso?
R. As fraturas e suas sequelas e o medo de cair podem levar à imobilidade e, com isto, piorar a circulação levando a tromboses, dificultar a respiração levando a pneumonias, e também facilitar a osteoporose com piora do condicionamento físico; como consequências, ocorre maior dificuldade para levantar-se sem auxílio, diminuindo sua independência.
Evite quedas e acidentes ao idoso:
Evitar tapetes e pisos escorregadios Não deixar fios e animais soltos pela casa
Não usar chaves na porta do banheiro (local de acidentes freqüente)
Usar telefones próximos à cama e luzes de cabeceira fixas
Remover soleiras altas das portas Não encerar o piso
A altura da cama e cadeiras deve ser apropriada para manter os pés no chão quando sentada
Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance; não subir em escadas ou banquinhos
Evitar calçados de salto alto e sola lisa Não andar de meias
Manter a casa iluminada; colocar um interruptor de luz próximo à cama
Não se levantar rapidamente após acordar: espere alguns minutos antes de sentar e de caminhar
Retirar móveis baixos
Ao sentar, não utilizar sofás e cadeiras com assento mole e profundo
Instalar corrimão nas escadas e banheiros para apoio
Manter um banquinho no banheiro para facilitar a lavagem dos pés
Atravessar a rua sempre nas faixas de segurança
Só tomar medicamentos sob orientação e controle médico, principalmente, diuréticos, remédios para pressão e para dormir
Realizar visitas periódicas ao oftalmologista e, se for o caso, usar sempre óculos
Não se esqueça: o idoso naturalmente apresenta diminuição da visão, usa sedativos com mais freqüência, medicamentos que diminuem a concentração e o equilíbrio, tem diminuição da força muscular e, portanto, tornam-se mais vulneráveis às quedas.
Não usar medicamentos sem prescrição médica
O idoso deve ocupar-se com atividades que estimulem a coordenação, o equilíbrio, o domínio das mãos e pernas, a destreza das mãos, e a postura mais confortável possível.