Sexualidade na 3a Idade
Sexo na terceira não implica necessariamente na penetração e no ato de ejacular.
Sexo não é sinônimo de penetração. Seja criativo de acordo com suas necessidades e às de sua companheira.
1. Como exercer minha sexualidade de forma segura?
R. A melhor forma de prevenção para todas as DST/AIDS/HEPATITES é usar o preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais.
2. A terceira idade impede que eu viva minha sexualidade? Por que tanto preconceito se eu tenho desejo?
R. O fato de você ter uma idade mais avançada não significa impedimento para exercer a sexualidade. O desejo e a vontade de se relacionar devem permanecer e devem ser exercitados em todas as fases da vida. O preconceito é gerado pela falta de informação. A sexualidade na 3ª idade, às vezes, é até mais intensa e com mais qualidade, uma vez que os problemas do cotidiano relacionados à criação dos filhos, horários de trabalho, muitas vezes, já estão estabilizados.
3. Como usar preservativo se minha ereção já não é mais a mesma?
R. Uma das soluções para este problema é o uso da camisinha feminina que pode ser colocada antes da relação sexual não interrompendo o clímax e proporcionando uma lubrificação adequada à mulher da 3ª idade impedindo o desconforto da penetração.
4. Como dar prazer à minha companheira se já não tenho relacionamento sexual com a mesma freqüência?
R. O exercício da sexualidade não é medido pela quantidade e sim pela qualidade. Agora você está maduro e mais consciente das necessidades de sua companheira. O importante é investir no diálogo para saber a melhor forma de agradá-la, lembrando que a relação sexual começa desde cedo com palavras carinhosas, estimulantes, carícias preliminares, muito carinho
5. Tenho dificuldades na hora da penetração porque não tenho lubrificação. O que fazer?
R. Com a queda hormonal é comum a diminuição da lubrificação, mas isso não deve ser impedimento para você exercer sua sexualidade. Existem no mercado algumas marcas de lubrificantes específicos para a relação sexual.
6. Mesmo estando na 3ª idade, eu ainda corro o risco de contrair uma DST/AIDS/HEPATITES?
R. Sim, com certeza. Para se adquirir uma dessas doenças basta ter um relacionamento sexual sem proteção. Sexo oral, vaginal ou anal, quando praticado, deve ser de forma segura, ou seja, não ter contato com as secreções sexuais (esperma, secreção vaginal, sangue). Para maiores informações você deve procurar o COAS (Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico) ou CTA (Centro de Treinamento em Aids) de sua cidade.
7. Se eu não tenho relação sexual, eu não preciso me preocupar com prevenção?
R. Precisa. Toda mulher e todo homem devem fazer acompanhamento médico periódico não só para prevenir as DST, mas todas as outras alterações hormonais pertinentes à idade. Não se esqueça que Hepatites B e C podem ser contraídas através do contato com o sangue contaminado por estes vírus (uso de alicates, lâminas de barbear, navalha, tatuagens, piercing, equipamentos médico-odontológicos não devidamente esterilizados).