Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Saúde Bucal

Saúde Bucal

Um dos principais critérios utilizados para se identificar um idoso bem sucedido é a manutenção por toda a vida de sua dentição natural, saudável e funcional, incluindo todos os aspectos sociais e benefícios biológicos, tais como a estética, o conforto, a habilidade para mastigar, sentir sabor e falar.
Perguntas e Respostas
1. O que é higiene bucal?
R. É o cuidado que devemos ter com os dentes e as demais estruturas da cavidade bucal (gengivas, bochechas, língua, lábios), para mantermos um bom estado de saúde geral.
2. Devemos sempre fazer um auto-exame da boca?
R. Sim. Devemos pesquisar: mudanças na cor dentro da boca, endurecimentos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes abalados.
3. Quais as doenças da cavidade oral mais comuns no idoso?
R. As doenças orais mais presentes no “idoso” incluem: cáries de raiz, xerostomia (boca seca), atrição/abrasão, lesões da mucosa oral, doenças da gengiva, câncer oral, extração dental.
4. Por que a gengiva sangra?
R. Existem diversas causas e uma das mais freqüentes ocorre devido à placa bacteriana formada pelo acúmulo de restos alimentares não removidos na escovação.
5. Do que depende a manutenção da saúde dos dentes na pessoa idosa?
R. Depende da motivação e cooperação do paciente e de sua habilidade manual para escovar adequadamente os dentes. Sabe-se que ocorre crescente perda de habilidades manuais por parte do idoso dificultando uma escovação criteriosa. Assim, cabe, muitas vezes, orientação aos cuidadores para oferecer ao idoso os cuidados necessários à manutenção de sua saúde bucal.
6. Quais as causas mais comuns de dor de dente?
R. Cárie, má oclusão, desgaste do esmalte e da parte branca do dente, problemas de canal, traumatismos.
7. Quais os cuidados com o uso de prótese dentária?
R. Deve-se observar se a prótese está bem adaptada, se não estão causando lesão na boca, se não está quebrada. Deve-se manter uma boa higienização após as refeições.
8. Quais os cuidados alimentares para manter uma boa saúde bucal?
R. Deve-se dar preferência a alimentos nutritivos como: carne, peixe, frutas, derivados do leite, aves. E, fundamentalmente, usar fio dental e escovar os dentes de forma adequada.
9. Por que o uso de fio dental é importante?
R. O uso de fio ou fita dental é tão importante quanto a escovação. Garante a remoção de detritos que a escova não consegue remover. É sabido que o uso de fio dental e da escovação remove 25% a mais de placas do que o uso isolado de escova.
10-O que é uma afta?
R. É a úlcera dolorosa que surge na parte interna da boca. O uso de próteses mal adaptadas contribui para o aparecimento das aftas. O tratamento é preventivo: manter higiene bucal adequada, evitar alimentos ácidos e fazer visitas periódicas ao dentista.