Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Dicas para o Idoso com Diabetes

Dicas para o idoso com diabetes:

Diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina (hormônio que queima o açúcar). 
Esta doença é bastante freqüente na população idosa (ocorre em 20% acima de 70 anos) e pouco diagnosticada e tratada nesta idade. A grande maioria dos diabéticos tem mais de 45 anos e no Brasil existem em torno de 5 milhões de diabéticos.
Perguntas e Respostas 
1. Qual a taxa normal de açúcar no sangue na pessoa idosa?
R. Em qualquer faixa de idade, a taxa normal é de 70 a 110 mg/dl em jejum.
2. O que provoca o aparecimento do Diabetes com o envelhecimento?
R. O surgimento da doença se dá em pessoas predispostas e com outros fatores como: aumento de peso, falta de atividade física, estresse, infecções, grandes cirurgias, uso de alguns remédios, etc.
3. Quais os primeiros sintomas e sinais de Diabetes?
R. O diabetes do idoso, freqüentemente, não apresenta sintomas, sendo descoberto, na maioria das vezes, em check up ou em exames para investigação de outras doenças. Os sintomas são: perda de peso, muita sede, urinar em grande quantidade e várias vezes, principalmente à noite, fome em excesso, fadiga fácil, piora da visão, formigamentos e dormências nas pernas, coceira na vagina, infecção de pele, dificuldade de cicatrização de feridas, etc.
4. O Diabetes não controlado pode trazer complicações?
R. Sem dúvida, sim. São complicações do diabetes mal controlado: derrame cerebral, infarto do miocárdio, cegueira, amputação de membros inferiores, doenças renais, impotência sexual masculina, etc.
5. O que o diabético não pode comer?
R. Deve-se evitar os açúcares de absorção rápida como balas, doces, refrigerantes, bombons, chocolates, mel, melados, bolos, tortas, pudins, geléias, biscoitos, bolachas doces, leite condensado, sorvetes e manter, sem abusos, os amidos (pães, massas, arroz, batata) associados a fibras (grãos e leguminosas, cascas e bagaço de frutas), frutas , proteínas (carne, leite, ovos e derivados), legumes e verduras. Fazer no mínimo 4 refeições ao dia, em pequenas quantidades.
6. Exercícios físicos ajudam a controlar o Diabetes?
R. Os exercícios físicos fazem parte do tratamento do diabetes porque melhoram a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. As atividades físicas mais recomendadas são a caminhada e os exercícios realizados dentro da água, como natação e hidroginástica.
7. O que é hipoglicemia?
R. É a queda rápida das taxas de glicose no sangue. Tem relação com o excesso de exercícios físicos, infecções, pular refeições durante o dia, vômitos e diarréias, consumo de bebidas alcoólicas. Os sintomas da hipoglicemia são: fome súbita, fadiga, tremores, tontura, aumento dos batimentos cardíacos, suores, pele fria, úmida e pálida, visão turva, dor de cabeça, dormência nos lábios e língua, sensação de desmaio, desorientação até coma. Se notar um ou mais destes sintomas, tome um copo de leite ou suco; se, em 10 minutos, os sintomas não sumirem, beba água com açúcar. Diante da persistência desses sintomas, você deverá procurar auxílio médico, sempre levando sua última receita de todos os remédios que você possa estar utilizando.
Dicas para o portador de Diabetes
Não fume;
Use escovas de dente macias, escove os dentes após cada refeição, massageie a gengiva, use fio dental todos os dias; a boca pode ser foco de infecção no diabético.
Examine os pés diariamente, mantenha-os limpos, secos e sem calosidades; use calçados confortáveis.
Consulte o oftalmologista uma vez ao ano e informe que é diabético, principalmente se a visão piorar ou ficar turva.
Ande sempre com identificação de diabético e leve consigo balas e chicletes.
Não use medicamentos sem aviso prévio ao seu médico, porque muitos deles podem aumentar ou diminuir o efeito do antidiabético que você está tomando.
Não fique muito tempo sem se alimentar; faça, no mínimo, 4 refeições por dia com pequenas porções.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, procure um serviço médico para realizar exames que retratem seu real estado de saúde, pois o Diabetes pode predispor a algumas doenças do coração, e essas alterações podem ser silenciosas, ou seja, sem lhe trazer sintomas.

Mais estudos nesse assunto: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe5sEAJ/idoso