Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Alterações Mentais e Intelectuais


Alterações Mentais e Intelectuais

Estabelecer limites entre o estado normal e a presença de alterações mentais e intelectuais na pessoa idosa, por vezes, é bem difícil. Assim, alterações da memória, demência, depressão, alterações do sono são alguns dos distúrbios que freqüentemente são encontrados na 3ª Idade.
Perguntas e Respostas
 1. O esquecimento é normal com o envelhecimento?
R. Com o envelhecimento pode ocorrer um certo cansaço do cérebro. Assim, perto dos 70 anos, pode-se observar maior dificuldade em gravar as coisas, redução na atenção e necessidade de maior concentração para guardar as coisas.
2. Quando as falhas de memória são preocupantes?
R. Quando elas comprometem o indivíduo do ponto de vista pessoal, social ou profissional. Os casos mais graves chegam a apresentar esquecimentos para procedimentos banais como não se lembrar que tomou banho e ir tomar banho novamente, esquecer o que almoçou, se almoçou, não saber mais vestir-se sozinho, etc.
3. Como saber se uma pessoa apresenta quadro de demência?
R. Os sintomas mais comuns são: esquecer-se continuamente das coisas, colocá-las em lugares inadequados, perder-se em locais conhecidos, ter dificuldade em entender o sentido de palavras conhecidas, apresentar-se confuso, desconfiado ou assustado, perder o interesse em fazer coisas de que sempre gostou, não reconhecer pessoas amigas, etc.
4. A pessoa idosa pode ter depressão?
R. É bastante comum na terceira idade, principalmente nas pessoas que se encontram institucionalizadas. A depressão é uma doença que acomete homens e mulheres, indistintamente, podendo ocorrer em jovens e haver recaída ao envelhecerem.
5. O que causa depressão na pessoa idosa?
R. Vários fatores estão associados a sintomas depressivos como: limitações funcionais, doenças crônicas, abandono social, baixa renda, distúrbios de memória, Doença de Parkinson, derrame cerebral, quadros dolorosos crônicos, hipotireoidismo, perda de parentes próximos, alguns medicamentos, etc.
6.Quais os principais sintomas depressivos na terceira idade?
√√√√√ Aumento ou diminuição do apetite; 
√ √ √ √ √ Aumento ou diminuição do sono;
√ √ √ √ √ Diminuição da energia;
√√√√√ Sensação de desprezo pelos familiares ou amigos mais próximos; 
√ √ √ √ √ Pensamentos freqüentes de morte ou suicídio.
7. A depressão no idoso deve ser tratada com remédios?
R. Primeiro é necessário que se faça o diagnóstico de depressão e, isto, só pode ser feito pelo médico. Os anti-depressivos são muito úteis no tratamento da depressão; mas devem ser prescritos sob rigoroso controle médico e de maneira individualizada; seu uso deve ser feito por vários meses e não causam dependência física. Não adianta uma pessoa deprimida ir ao médico, começar a tomar o remédio certo e parar dias após o início do tratamento, por achar que não está melhorando. É fundamental saber que existem anti-depressivos que só começam a agir cerca de 21 dias após o início do tratamento.
8. A pessoa idosa pode tomar calmantes?
R. Os calmantes na terceira idade devem ser prescritos com muita cautela e por curto período de tempo, pois, além de provocarem dependência física, podem relaxar os músculos provocando quedas. Todavia, são medicações muito populares e existem pessoas que fazem uso delas por muitos anos; nestes casos, não se deve parar de tomá-las, de repente; sua retirada deve ser feita com apoio médico.
9. O sono do idoso é diferente do sono em outras fases da vida?
R. Sim. Com o passar dos anos, o sono das pessoas vai ficando mais curto e mais superficial; geralmente o idoso acorda cedo e tem vontade de dormir cedo e habitualmente cochila durante o dia.
Dicas para manter uma Qualidade de Vida:

Fazer atividades físicas durante o dia
Eliminar uso de cigarros e bebidas alcoolicas
Ingerir comidas leves à noite e, de preferência, duas horas antes de deitar-se
Fazer alguma atividade relaxante antes de deitar (ler, assistir programas de TV que não provoquem muita tensão)
Dormir a uma temperatura ambiente agradável
Habituar-se a deitar e levantar em horários regulares
Não tomar café, chá preto ou mate, refrigerantes com cafeína
Evitar tomar banho muito quente próximo à hora de ir para cama
Evitar dormir ou “cochilar” após o almoço.