Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um descanso para os olhos

Os olhos:
Essas pequenas circunferências captam cerca de 864 mil mensagens por dia, moldando incessantemente suas emoções.
Por todo esse trabalho, seus olhos merecem relaxar - o que tranqüiliza a mente e aguça a percepção.

Eles medem apenas 2,5 cm de diâmetro, mas realizam o milagre da multiplicação. Nas minúsculas esferas do globo ocular cabem as imagens do universo inteiro.

Os olhos registram em média 36 mil mensagens por hora - 864 mil por dia.
O que faz da visão o sentido mais exigido.
"Cerca de 70% dos estímulos que recebemos do exterior chegam através dos olhos", afirma o médico naturalista César Deveza, de São Paulo, especialista em medicina aiurvédica.

Como enxergamos??
Para dar conta de sua extraordinária atividade, os olhos realizam uma operação sofisticada e minuciosa.
Segundo o oftalmologista Elcio Sato, da Universidade Federal de São Paulo, quando olhamos um objeto, sua imagem atravessa a córnea - a película transparente que protege os olhos - e chega à íris, a parte colorida.
No centro dela está a pupila, ou menina-do-olho, que se expande ou se contrai para regular a quantidade de luz recebida.
Depois de ajustada, a imagem é enviada para uma espécie de lente, o cristalino, que a lança, de cabeça para baixo, à retina, que atua como uma tela no fundo do olho.
Ali, mais de 100 milhões de células transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos - a linguagem que o cérebro entende -, enquanto outras, os cones, respondem pela percepção das cores.
A visão se completa no cérebro, que reconverte a imagem à posição normal.
Todo esse processo complexo é feito num piscar de olhos.
Aliás, piscar, esse gesto quase automático, é o modo mais fácil de manter os olhos vívidos e saudáveis.

Piscamos cerca de 25 vezes por minuto.
Mas, preste atenção!!!!!
Esse número cai para entre oito e dez piscadelas diante do computador, segundo cálculos da fisioterapeuta Maria Emília Mendonça, que escreveu o livro Ginástica Holística - História e Desenvolvimento de um Método de Cuidados Corporais (ed. Summus).
"A tendência é deixá-los cada vez mais fixos, o que causa a perda da mobilidade ocular e da visão periférica de 180º", diz ela.

O biólogo Mario Sanchez, autor do livro Recupere e Conserve Seus Olhos (ed. Imery), concorda e aponta uma razão emocional para os problemas de visão: "As pessoas recebem um bombardeio visual intenso e estão tão estressadas que, inconscientemente, não querem enxergar o que se passa a sua volta. É uma forma de proteção ao excesso de estímulos".

Então, comece agora a descongestionar seus olhos.
Você vai perceber que em alguns minutos sua mente se acalmará e sua disposição será renovada.
Em um gesto simples, obtenha um descanso total :
--> Cobrir os olhos com as mãos é uma das formas mais naturais e eficazes de relaxar os olhos. ---> Na China, por exemplo, as crianças fazem isso antes de começar a estudar e os funcionários dos escritórios tampam as vistas várias vezes ao dia, durante o expediente.

"Cobrir os olhos, sem deixar passar nenhuma luminosidade, de três a cinco minutos, tem duas funções importantes.
1- Descansa completamente o nervo ótico, pois elimina toda a luz vinda de fora e dirige a mente à escuridão. Isso afeta todo o sistema nervoso e resulta num relaxamento geral.
2- Além disso, esse gesto tão simples ensina ao cérebro que nem sempre os olhos precisam se esforçar, que podem funcionar melhor por meio do relaxamento em vez do estresse", revela o ucraniano Meir Schneider no livro Manual de Autocura (ed. Triom).
Ele nasceu cego e conseguiu recuperar a visão por meio de um método de ginástica que envolve todo o corpo.
Para beneficiar os olhos e deixar a visão mais nítida é preciso relaxar a musculatura facial e do pescoço. Segundo Schneider, o efeito é melhor se os exercícios forem diários.

Revitalização do rosto:
--> Friccione uma mão na outra por alguns segundos e depois massageie toda a face com a ponta dos dedos - bochechas, queixo, mandíbulas, orelhas, sobrancelhas, entre os olhos, a ponta e as laterais do nariz.
Primeiro com um toque suave e depois aumentando a pressão.
Faça isso por dez minutos, observando as áreas de tensão, as sensações agradáveis ou desagradáveis e o alívio ao fim da massagem.

De corpo inteiro:
--> Antes de dormir, permaneça em pé com os pés ligeiramente afastados.
Solte os braços e vire o corpo para a direita, levantando ao mesmo tempo o calcanhar esquerdo. Deixe a cabeça, os olhos e os braços acompanharem o movimento do corpo.
Recoloque o calcanhar no chão e repita a operação do lado esquerdo, erguendo o calcanhar direito.
Realize o exercício com suavidade e facilidade.
Alternando esses movimentos, a cabeça e os olhos executarão um arco de 180o.
Faça de 30 a 60 voltas completas.

Por que mais gente usa óculos?
Às vezes, pagamos um preço alto pela voracidade da visão.
Estudos recentes mostram que as pessoas estão cada vez mais dependentes de óculos.
A medicina tradicional não chegou a uma conclusão precisa sobre o significado desse dado.

"Hoje o homem médio não enxerga detalhes a mais de 3 m de distância e está perdendo a acuidade visual", afirma o biólogo Mário Sanchez.

"Quem conhece a habilidade dos índios em abater uma ave voando a grande distância sabe que o olhar não foi feito para se limitar ao horizonte geométrico do computador ou das cidades", compara.

-->> Iluminação inadequada e artificial,
-->> Consumo excessivo de álcool, açúcar e gorduras e atividades estáticas e em interiores
-->> Passar horas diante do computador
Tudo isso são fatores que estão na raiz da perda de qualidade da visão.

O uso intensivo de computador pode provocar ressecamento dos olhos.
"As pessoas piscam menos e produzem menos lágrimas, importantes para lubrificar e hidratar os olhos".