Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Cérebro e suas Funções

O Cérebro:
O nosso cérebro é composto por dois hemisférios: o direito e o esquerdo
Esses 2 hemisférios se comunicam a partir um feixe de fibras nervosas denominado corpo caloso.
Cada um desses hemisférios tem características diferentes:

-->>O lado esquerdo trabalha: a linguagem, fala, lógica, números, matemática, sequência e palavras.
-->>O lado direito trabalha: a rima, ritmo, música, pintura, imaginação, imagens, modelos e harmonias.
Hemisfério esquerdo--> o mais "acadêmico", mais "estudioso"
Hemisfério direito --> o mais "artístico", mais "criativo".
Esses hemisférios estão conectados ao sistema nervoso a partir de uma conexão cruzada,
assim o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o direito.
O cérebro situa-se no interior da caixa craniana.
Possui mais de dez bilhões de neurônios e pesa menos do que 1,5kg.
Regula muitas atividades inconscientes, como sonhar, por exemplo.
Ao mesmo tempo, destaca-se por regular atividades que requerem o máximo da consciência: aprender, pensar, criar, memorizar etc...

O cérebro é a parte do corpo que está mais ativa: portanto, consome uma alta taxa de energia (daí os 20% do sangue encaminhado para ele).
O cérebro usa dois mecanismos para suas necessidades de energia:
-->>metabolismo da comida e formação de açúcar;
-->>suprimento de água e conversão em energia hidroelétrica (o corpo humano tem a habilidade de gerar energia hidroelétrica quando a água, por si mesma, atravessa a membrana celular e gira umas bombas muito especiais que geram energia, semelhante à geração de potência hidroelétrica em uma barragem no rio).
Pesquisas recentes afirmam que o mau humor, a irritabilidade e a fadiga podem ser provocados por desidratação, mesmo se você não sentir sede.
É que, para desempenhar bem suas funções, o cérebro precisa de água, já que todas as reações químicas do organismo acontecem em meio aquoso.
A falta de líquidos dificulta a circulação sangüínea, provocando desânimo e cansaço.
Para tanto a pessoa deve beber dois litros de água por dia e nunca esperar a garganta ficar seca para beber água.
A maioria dos refrigerantes possui cafeína (os "diet" possuem aspartame, que tem terríveis efeitos colaterais - fuja dele!).
A cafeína é uma droga que cria dependência, devido à sua ação direta no cérebro.
Ela também atua nos rins, causando aumento na produção de urina (agente desidratante), levando ao consumo de várias latas de refrigerantes por dia, sem se satisfazer.
*A quantidade de sono necessária diminui conforme envelhecemos.
--> Um bebê recém-nascido pode dormir 20 horas por dia.
--> Aos 4 anos, a média é de 12 horas por dia.
--> Aos 10, a média cai para 10 horas por dia.
--> Pessoas mais velhas geralmente podem se satisfazer com 6 ou 7 horas por dia ou até menos.
Normalmente, a maioria dos adultos precisa de uma média de 7 a 9 horas de sono à noite.
Apesar dessa média, as horas de sono de cada pessoa podem variar.
Cada indivíduo sabe quanto tempo precisa dormir para se sentir bem.

-->O hormônio do crescimento nas crianças e algumas substâncias químicas importantes para o sistema imunológico são secretados durante esse período.
--> Adultos podem ficar mais propensos a doenças se não dormirem suficientemente.
--> Pode haver atraso no crescimento de crianças em conseqüência da falta de sono.
--> O sono dá ao corpo a chance de reparar os músculos e outros tecidos, substituir as células velhas ou mortas, e assim por diante;
--> O sono dá ao cérebro a chance de organizar e arquivar as memórias (acredita-se que os sonhos fazem parte do processo);
--> O sono diminui nosso consumo de energia, por isso, precisamos de três refeições por dia, e não de quatro ou cinco. Como não conseguimos muita coisa no escuro, aconselha-se nos "desligar" e economizar energia; O sono é uma forma de recarregar o cérebro.
O QUE PODE AFETAR O CÉREBRO E CAUSAR A PERDA DA MEMÓRIA?
A perda de memória pode estar associada a:
--> Determinadas doenças neurológicas ("esclerose" ou demência: Alzheimer, etc)
--> Distúrbios psicológicos (depressão, estresse, ansiedade excessiva)
--> Distúrbios alimentares (A falta de vitamina B1 (tiamina)
--> Problemas metabólicos (Doenças da tireóide, como o hipotireoidismo)
--> Certas intoxicações (alcoolismo, drogas, uso de medicação tranqüilizante ("calmantes") por tempo prolongado)
--> Vida sedentária
--> Hábitos inadequados (excesso de preocupações e insatisfações)

COMO ESTIMULAR O CÉREBRO??
1. O PRINCÍPIO DA UTILIZAÇÃO DO CÉREBRO INTEIRO
A melhoria do desempenho começa quando as pessoas são estimuladas a utilizar os dois hemisférios simultaneamente.
Como?
Desenvolver as seguintes atividades: nadar, dançar, fazer ginástica, ouvir ou tocar música, jogar xadrez e fazer atividades artísticas.
2. O PRINCÍPIO DA ÁGUA
A água é o “solvente mágico” das partículas que conduzem o impulso da informação, através dos axônios.
Como?
Beber oito copos de água por dia.
3. O PRINCÍPIO DO OXIGÊNIO
Nosso cérebro funciona à base de oxigênio.
Quanto mais nos exercitarmos e movimentarmos, o cérebro ficará mais rico em oxigênio.
Como?
Realizar exercícios de respiração, antes e durante o trabalho e, principalmente, em eventos de aprendizagem. Cercar-se de plantas em casa (exceto no quarto) e no trabalho.

4. O PRINCÍPIO DA ALIMENTAÇÃO
Além de oxigênio, nosso cérebro funciona à base da glicose.
Ele retira a energia que precisa da comida que ingere e do oxigênio que respira.
Num adulto, o cérebro usa cerca de 20% da energia total.
Para ter energia, o cérebro precisa de muita glicose.
Por isso, frutas e vegetais são fundamentais na sua alimentação.
Como?
Incluir uma variedade de alimentos em sua dieta (principalmente frutas, legumes, carnes magras e grãos). Evitar comidas processadas.
5. O PRINCÍPIO DO MOVIMENTO
Quanto mais nos movimentarmos, mais conexões neuronais serão criadas no cérebro. “Movimento é a porta para a aprendizagem”
Como?
Fazer exercícios pelo menos 30 minutos por dia (no mínimo, 3 vezes por semana).
No trabalho, realizar movimentos de alongamento, cruzamentos laterais, mexer com os pés (enquanto pensa e aprende) e qualquer outra a atividades que o tire do sofá.

6. O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO POSITIVO
Quando as pessoas têm pensamentos negativos, elas segregam inibidores químicos que bloqueiam ou limitam o fluxo de impulsos eletroquímicos no cérebro.
Por outro lado, ao ter pensamentos positivos, segregam neurotransmissores que facilitam o pensamento, a aprendizagem e a criatividade.
Como?
Mudar seu estado mental. Fazer uma auto-avaliação honesta, a fim de tentar modificá-lo.
Tomar uma decisão de mudar. Estabelecer uma meta positiva.
Escolher tornar-se otimista.Pensar positivo!
7. O PRINCÍPIO DO DESAFIO E DA NOVIDADE (“USE-O OU PERCA-O”)
Quanto mais usarmos nosso cérebro (independente da idade), mais alta será a nossa performance.
O cérebro fica mais fortalecido, quanto mais o usarmos.
Quando o cérebro é estimulado por desafios e novas experiências, novas conexões entre neurônios são formadas que, por sua vez, formam permanentes caminhos neuronais.
Como?
Criar novos desafios. Ser criativo. Sair da zona de conforto.
Expor-se a novidades. Aprender coisas novas todo o tempo. Mudar!

Os 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO:
1. Ter horário regular para dormir e despertar
2. Ir para a cama somente na hora dormir
3. Manter um ambiente saudável e agradável no quarto
4. Não fazer uso de álcool , próximo ao horário de dormir
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir, sem orientação médica
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante
7. Evitar exercícios físicos, próximos à hora de dormir
8. Jantar moderadamente, em horário regular e adequado
9. Não levar problemas para a cama
10. Manter atividades repousantes e relaxantes, após o jantar