Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ginástica Cerebral

Hoje, é grande a preocupação das pessoas em melhorar sua qualidade de vida, para que possam enfrentar, com maior possibilidade de sucesso, as diversas situações que surgem no dia-a-dia da vida pessoal e profissional.

O interesse pelo desenvolvimento físico deve ser igual ao interesse pelo desenvolvimento emocional e psicológico.

Ao contrário dos demais órgãos, o cérebro é o único que pode melhorar seu desempenho com o passar do tempo:
-->> Cérebro: quanto mais for utilizado = maior capacidade terá<<--

Independente da idade da pessoa:
Um cérebro que está sendo constantemente exigido, treinado, utilizado e desafiado,
terá um desempenho cada vez melhor.

O cérebro é como um músculo.
Mas, diferentemente dos músculos que dão sustentação ao corpo, o cérebro precisa de desafios e de novidades.

O cérebro funciona através dos estímulos que recebe dos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente municiando-o de informações que captam do ambiente.
O cérebro funciona da mesma forma que os músculos: se não o estimularmos sentiremos dores de cabeça e fadiga quando precisarmos dele.

MENS SANA IN CORPORE SANO.
O nível de atividade cerebral acompanha a movimentação física.

Notamos isso no desenvolvimento da criança: ela se movimenta incessantemente, deixando o seu cérebro aberto e receptivo para o aprendizado.
Já o adulto leva uma vida sedentária precisando fazer um esforço muito maior que a criança para alcançar um nível satisfatório de realização.

1) Mude sua rotina diariamente.
Tome banhos de olhos fechados.
Escove os dentes com outra mão.
Compre o jornal em banca diferente.
Escolha outro trajeto para ir da casa ao escritório.
Abasteça o automóvel em outro posto de gasolina.
Mude a mão cada vez que vai atender o telefone.
Alternar as mãos para pentear os cabelos.
A rotina é um veneno para o cérebro.

2) Quando estiver estudando uma matéria e tiver que passar para outra, faça um resumo do que foi visto.

3) Tente se lembrar dos nomes e das fisionomias dos amigos da infância.

4) Quando tiver que estudar um texto desagradável, faça-o através de perguntas.

5) Escreva os nomes atrás das fotos de pessoas famosas; depois de 15 minutos, verifique se há coincidência entre o nome lembrado e a foto.

6) Antes de dormir, procure relembrar tudo o que aconteceu durante o dia, Reconstrua cenas e diálogos, com detalhes e na ordem em que ocorreram.
Praticar sempre: Se o cérebro não for usado, atrofia.
Vale tudo: desde as tradicionais palavras cruzadas até criar o hábito de anotar sonhos logo ao acordar, com todos os detalhes possíveis. Aos poucos, a história escrita vai ficar cada vez mais completa

Temos cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro.
Mas a inteligência humana não é medida pelo tamanho do cérebro, ou quantidade de neurônios, e sim pelas sinapses, as conexões existentes entre os neurônios.
Quanto mais sinapses, mais inteligente é a pessoa.
As sinapses são formadas a partir de estímulos, daí a importância dos exercícios, desde bebês até a terceira idade.

Normalmente uma pessoa perde 1.000 neurônios por dia.
Pessoa estressada, chega a perder até 4.000 neurônios por dia (dados levantados pelo neurologista Alexandre Feldman).
Ao final de um ano, são 365 dias multiplicados por 4.000 neurônios perdidos ao dia, numa cifra próxima a 1.500.000 neurônios perdidos, causando perda de rendimento, memória, problemas de saúde, e cansaço mental.
O stress além de baixar rendimento (neurônios), deixa a pessoa suscetível a doenças (baixa do sistema imunológico) e propensa a acidentes (pois os reflexos ficam mais lentos).

Uma pessoa comum usa em média, 3 a 4% do seu potencial cerebral.
Estima-se que gênios como Einstein tenham usado 10% da sua capacidade, tomando-se como base o seu cabedal de conhecimento e nível de realização.
Einstein fazia diariamente exercícios de ativação cerebral, abrindo bem os olhos, esticando a língua, e empurrando as orelhas para trás, estimulando totalmente os sentidos.

O período da vida em que mais aprendemos é dos 0 aos 3 anos de idade
Em nenhum outro período de 3 anos aprendemos tanto quanto nos 3 primeiros anos de vida. Neste período observamos uma movimentação constante da criança.
O cérebro humano fica praticamente formado aos 4 anos de idade.

GINÁSTICA CEREBRAL:
Trata-se de um método científico, desenvolvido desde 1960 nos Estados Unidos pelo DR. Dennison (PhD em educação pela Universidade da Califórnia).
Ele e toda uma equipe de neurologistas, psicólogos, educadores, desenvolveram ao todo 32 exercícios que estimulam o cérebro, com o objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo – o lado direito, a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade, e o do lado esquerdo, o da lógica, do raciocínio, do aprendizado.
Apesar de existirem ao todo 32 exercícios, o Dr. Dennison destaca sete fundamentais, que ele chama de Aquecimento de 7 Minutos. São todos exercícios muito simples, muito fáceis, que qualquer pessoa consegue fazer, e demoram em média um minuto cada um.

Ginástica Cerebral: recomendada a todas as pessoas, promovendo:
Empresários: soluções criativas
Psicologia: aumento da auto-estima, vencer medos, ter equilíbrio
Professores: cativar a atenção dos alunos, evitar problemas de comportamento
Bebês: excelente meio de interação, que serve inclusive para acalmar bebês agitados ou nervosos
Esportista: melhora o desempenho do atleta
Stress: alivia os pontos onde o stress acumula, bloqueando o fluxo da energia
Idosos: manter a mente lúcida, ativa e jovem com exercícios próprios para pessoas que não podem fazer esforço e movimentos vigorosos mas que precisam ativar a circulação e oxigenação do sangue para manterem uma boa saúde
Adolescentes: propicia uma melhor integração na fase crucial de crescimento físico, emocional e mental

Recomenda-se que seja feita de preferência pela manhã, para dar a partida instantânea no cérebro, ligando o motorzinho da mente.

1º Passo: Tomar água logo pela manhã, em jejum:
A água é a gasolina do cérebro.
A água estimula o cérebro porque ativa o sistema elétrico do corpo, e os neurônios, as células especiais que compõem o cérebro, sendo que temos de 18 a 22 bilhões deles, comunicam-se uns com os outros através de impulsos elétricos.
Como a água conduz a eletricidade, ela faz com que a pessoa raciocine melhor e mais rápido.

2º Passo: Massagem Cefálica:
->Alívio da dor e rigidez dos músculos da face, couro cabeludo, pescoço, coluna cervical e ombros; ->Alívio da dor de cabeça aguda, crônica e enxaqueca;
->Aumento da mobilidade das articulações na região do pescoço e ombros;
->Aumento do nível de energia, alívio do stress, ansiedade e depressão;
->Aumento da concentração, raciocínio lógico e criatividade em crianças e adultos;
->Sono mais tranqüilo;
->Aumento da produção de colágeno e elastina na área da face;
->Sensação de tranqüilidade e calma

Os Pontos Positivos estão localizados acima do centro de cada sobrancelha e a meio caminho até a raiz do cabelo.
Você pode se deparar com uma pequena saliência em cada ponto.
Pressione suavemente cada um destes pontos com três dedos de cada mão.
Feche os seus olhos e pressione os pontos ligeiramente durante seis a dez lentas respirações completas.

Ginástica Cerebral:
São trabalhados quatro princípios de funcionamento do cérebro, como se fossem os alicerces de um edifício.

PACE: leva-se a pessoa a desenvolver uma estrutura mental e de raciocínio baseada na sigla P A C E, onde cada letra responde por um princípio diferente.

P A C E significa paz em latim, a tão sonhada paz interior que se adquire ao ativar simultaneamente os dois lados do cérebro, equilíbrio e harmonia com sabedoria!

A: O A é de ATIVO, onde aprendemos a trabalhar exercícios de magnetismo que se traduzem em motivação, liderança e iniciativa, que servem, por exemplo, para um gerente, ou na área de vendas. Também se aplica no campo da psicologia para combater a depressão, vencer medos e aumentar a auto-estima.

C: O C é de CLAREZA DE RACIOCÍNIO. Quantas vezes nossa mente está confusa e embaralhada, nossas idéias simplesmente embotadas. Existem exercícios que ajudam a colocar ordem no raciocínio, estabelecendo prioridades, linhas de pensamento, clarificando o entendimento.

E: O E representa os exercícios ENERGÉTICOS, como a água e a respiração abdominal ou profunda, que supre o cérebro com a quantidade necessária de oxigênio fresco, produzindo relaxamento e vitalização. Ajudam na prevenção de doenças como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.