Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.
Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!
E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.
A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.

Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:
1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais;

2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.

Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.
A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.
Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.
Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!
Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!

Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!
Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!

Sejam todos muito bem vindos!

Recebam meu carinho:
Selene Lipe

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Alimentação saudável para a 3a idade

Considerações Nutricionais

O grupo de pessoas com mais de 50 anos podem ser divididas em 3 grandes grupos:
-->> acima da meia idade (de 50 a 65 anos);
-->> os jovens idosos (65 a 74 anos)
-->> os idosos (acima de 75 anos).

Os idosos são mais susceptíveis de desenvolverem doenças crónicas, o que significará um maior apoio.
Este grupo é o que apresenta uma maior taxa de crescimento na sociedade e tem necessidades nutricionais muito específicas.
Contudo, os conselhos nutricionais devem ser baseados nas características individuais do idoso, e não na sua idade cronológica.

Necessidades Nutricionais
Os requisitos energéticos do organismo diminuem com a idade, particularmente se a atividade física é limitada.
Contudo, o corpo continua a precisar da mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental que os alimentos sejam densos e ricos do ponto de vista nutricional.

Gordura
Restringir a ingestão de gorduras, em especial gorduras saturadas (gorduras de origem animal) de modo a manter a saúde cardiovascular, continua a ser um excelente conselho para idosos que estão bem e em forma.
Acima dos 75 anos de idade, a restrição de gorduras não é aconselhada da mesma forma.
A restrição de gorduras não é definitivamente aconselhada para aqueles que são frágeis, sofreram uma quebra de peso, ou têm fraco apetite.
De fato, nestas situações, gordura adicional pode ser usada para aumentar as calorias nas refeições de modo a ganhar algum peso.

Fibras
Muitos idosos sofrem de obstipação e outros problemas intestinais.
Para ajudar a minimizar estes problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado, mas a ingestão exagerada de fibras não é a resposta, já que podem interferir com a absorção de outros nutrientes essenciais.
Para ajudar os intestinos a funcionarem normalmente, é também muito importante beber bastantes líquidos, aproximadamente 6 copos por dia.