Saudações à todos que passarem por esse Blog!

O Envelhecimento com qualidade de vida é uma das maiores conquistas na história do ser humano.

Hoje é comum encontrarmos pessoas com 70, 80 anos ativas, algumas ainda fazem questão absoluta de estar no mercado de trabalho. Algumas aposentam porém não se acomodam: criam, inventam o quê fazer!

E é comum também vermos pessoas alcançarem os 90 anos e, algumas ainda mais: alcançam 100 anos.

A segunda grande conquista é chegar a essas idades com autonomia, independência, lucidez e ainda praticando algo útil na sociedade.



Esse Blog foi criado com 2 objetivos principais:

1-Em homenagem aos meus alunos do Curso de Fonoaudiologia e Qualidade de Vida - Turma da 3a Idade (UNATI - UNESP/Assis) que têm sede de aprender cada vez mais e também aos meus alunos do curso de capacitação e formação de cuidadores.



2- Criar um canal aberto onde eu possa apresentar uma coletânea de diversos textos (autores diversos), artigos, notícias, pesquisas, curiosidades sobre esse assunto e que as pessoas que por aqui passarem, possam refletir, filosofar, expressar suas ideias e ampliar seus conhecimentos.



Durante todo o ano de 2008 e 1º Semestre de 2009 estabeleceu-se um vínculo crescente "recheado" de muito carinho, respeito, amizade e trocas de experiências.

A cada nova aula uma nova oportunidade de crescimento.

Crescimento em vários sentidos: emocional, cognitivo, social, intelectual... enfim... aquela troca de experiência com o grupo da 3a Idade (UNATI) não somente beneficiou aos alunos , mas sobretudo a mim, como pessoa e como profissional.

Eu via em cada aluno a sede de aprender, conhecer, saber cada vez mais!

Diferente do que observamos na maioria dos jovens, noto que as pessoas da 3a idade têm sede de VIVER!!! E viver com qualidade!!



Foi isso que procurei passar aos meus alunos: viver a vida de modo intenso...com prazer! Mas viver com qualidade!!!

Isso que pretendo deixar registrado nesse Blog: tudo que possa proporcionar uma maior qualidade de Vida!



Sejam todos muito bem vindos!



Recebam meu carinho:

Selene Lipe

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Turbine sua memória

Turbine a sua memória

Onde anotei aquele número de telefone? 
Alguém viu meus óculos? 
De onde eu conheço aquela pessoa? 

Se você já enfrentou esses "brancos" e concluiu que sua memória não está na melhor forma, observe como está a sua qualidade de vida e sua alimentação. Manter uma dieta equilibrada e evitar o estresse são algumas das atitudes essenciais para o bom funcionamento do cérebro. 

Estes alimentos contribuem para a sua memória:

Ovo: É a principal fonte de colina, substância que participa da formação de novos neurônios e ajuda a reparar as células cerebrais avariadas. Além disso, constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Como se não bastasse, o ovo fornece diversas vitaminas do Complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios. 


Peixe: Ele alimenta o cérebro e principalmente a memória. Ainda mais se for de águas frias, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala, todos eles ricos em ômega 3. Esse ácido graxo protege as membranas dos neurônios contra os danos causados pela ação dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento.


Maçã: A fruta é fonte de uma substância chamada fisetina, que pode contribuir para o amadurecimento das células nervosas e estimular os mecanismos do cérebro associados à memória. A fisetina também é encontrada no morango, pêssego, kiwi, uva, cebola e espinafre.


Azeite de oliva: Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes).



Sinal vermelho para a gordura
O colesterol ruim aumenta o risco de doenças cardiovasculares, 
que podem comprometer as funções cerebrais. 
Por isso, siga uma dieta saudável e evite os alimentos ricos em gorduras!


Para ter memória de elefante:
- Mantenha o cérebro funcionando, sempre. Para exercitá-lo, leia uma página de um livro ou revista. Em seguida, feche-a e tente recordar o que acabou de ler. 


- Pratique exercícios que exijam concentração e raciocínio. Caça-palavras, jogo de memória, sudoku e quebra-cabeças são ótimas opções. 


- Durma bem, pois durante o descanso o cérebro retém as informações que recebeu durante o dia.


- Pratique atividades físicas. Quando você mexe o corpo, seu organismo libera endorfina, reduz o estresse e fica mais alerta aos acontecimentos. Além disso, os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, transportando oxigênio e nutrientes essenciais à sua atividade.


- Controle o estresse. A exposição prolongada ao cortisol, hormônio liberado nas situações de tensão, prejudica as áreas cerebrais relacionadas à memória e ao aprendizado. Divirta-se, cultive as boas amizades, invista em atividades relaxantes como a ioga e a meditação.

Fonte: http://www.sadia.com.br/vida-saudavel/67_de+bem+com+a+vida/139_turbine+sua+memoria/114_turbine+sua+memoria